top of page

Quatro marcas de cosméticos orgânicos comandadas por mulheres

Você já parou para pensar quantos produtos de beleza você tem? A quantidade de componentes químicos, como eles são feitos, se fazem testes em animais?

Confesso que antes de passar pela transição capilar, pensava pouco, quase nada, sobre os produtos que utilizava. A lógica era: quanto mais componente, mais resultado!

Só que a vida segue, a gente aprende e percebi que não é bem assim que funciona.

O aprendizado veio ao longo de um ano e meio de muita pesquisa, testes, brigas com o espelho e uma vontade enorme desse reencontro comigo.

A transição me faz parar, respirar e "perder mais tempo" pensando em possibilidades, em novas formas de tratamento, nas minhas prioridades e no que queria pra mim.

Testei mil produtos "de farmácia" e o resultado incrível de um dia, era um total desastre no outro. Testa daqui, desespera de lá, pesquisa mais um pouco. Resolvi partir pras tais receitas caseiras e...TCHARAN!

O resultado era infinitamente melhor!

Enquanto isso, fui sofrendo uma outra mudança. Junto com a criação do Lugar de Fala, conheci, cada vez mais, histórias de mulheres incríveis, empreendedoras, preocupadas em mostrar que existe um mundo maravilhoso, cheio de possibilidades e longe das químicas. Não preciso nem dizer que fiquei ainda mais entusiasmada com a possibilidade de usar produtos feitos com todo cuidado e carinho e ainda por cima, por mulheres maravilhosas. Cada uma de um canto do Brasil e com suas vivências.

E como descoberta boa é aquela que a gente divide pra que mais gente conheça e tenha a oportunidade de aproveitar essas maravilhas, vou dividir com vocês minhas 4 marcas de cosmético naturais do coração.

"A Águas da Barra é resultado da busca por algo que esteja dentro dos nossos princípios (o veganismo, a pureza dos ingredientes tropicais, nativos e orgânicos e o compromisso socioambiental) e que atenda aos padrões mais exigentes dentro da cosmética artesanal. Nossa matéria prima é de altíssima qualidade e prezamos sempre por formulações que apresentem resultados reais e que devolvam o equilíbrio natural da pele e dos cabelos."

(Ana Beatriz)

Onde: A marca nasceu em São Paulo e se deslocou, junto com seus idealizadores, para Curitiba

Idealizadores: Ana Beatriz Brunetti e seu companheiro Okauê.

O início:

"Assim como muitas outras iniciativas, comecei a Águas da Barra produzindo para mim mesma. Primeiro fazia desodorantes artesanais seguindo receitas, fui adaptando às minhas necessidades e achando muito legal todo processo manual e de pesquisa que isso envolve. Foi assim que fui apresentada aos óleos essenciais, aliás - antes disso eu não tinha ideia o que eram!

Depois dei um passo além e comecei a produzir sabonetes por processo a frio para uso pessoal e da minha família, já que todo mundo em casa tem pele ou couro cabeludo muito sensível.

A diferença de qualidade era tão grande que isso começou a se espalhar entre amigos e conhecidos e a demanda foi crescendo, até que a Águas da Barra tomou forma e virou hoje o que é hoje!"

Produtos:

serum facial (o queridinho!), hidratante facial, desodorante, manteiga corporal, leave-in, pomada capilar, sabonetes...

Contato e redes sociais:

site - o site é super completo com as informações e curiosidades de cada produto, venda online e um blog maravilhoso com dicas, receitas pra fazer em casa. Amor puro!

"A BATHS sou eu. É mais que um trabalho, mais que um hobby, mais que uma terapia. É a minha forma de me expressar e me jogar no mundo.

É aqui que, através das minhas alquimias, busco levar para as pessoas uma mensagem de amor, de se amarem mais, se aceitarem, aceitarem tudo de bom que a natureza nos dá para que possamos nos cuidar, nos embelezar de maneira natural, respeitando todas as formas de vida.

A BATHS é minha pequena revolução silenciosa. É meu grito de resistência contra tudo de negativo que está lá fora. É minha forma de dizer: não, não vou poluir só porque os comerciais me dizem que shampoo tem que fazer espuma; não, não vou esconder minhas pequenas (im)perfeições só porque a sociedade diz que é feio; não, não vou enriquecer uma indústria responsável por tanta exploração."

(Fernanda Passos)

Onde: Santana do Parnaíba - SP

Idealizadora: Fernanda Passos

O início:

"Comecei conhecendo a saboaria artesanal, que já é melhor do que consumir produtos dos supermercados, mas ainda é produzida com matéria prima de origem animal.

Isso me deixava bastante insatisfeita, mas me autosabotava dizendo que me especializar em saboaria natural seria caro, que não tinha dinheiro, que não tinha tempo, e ia deixando, deixando...

Em janeiro de 2015 tive um problema de saúde muito sério, perdi meu filho recém nascido e perdi meu útero. Fiquei 30 dias internada e ali, com muito tempo para pensar, percebi o quanto havia deixado tudo de lado, todas as coisas que gostava, por pura autosabotagem, uma falta de auto estima, achando que eu nunca seria capaz de muita coisa.

Recuperada, decidi ir em busca do meu propósito e me especializei em saboaria e cosmética natural, E agora busco me especializar em Aromaterapia."

Produtos:

Sabonetes, balm labial, shampoo, condicionador, manteiga para cabelo (milagrosa <3), manteiga corporal, esfoliante, máscara de argila, escalda pés...

Contato e redes sociais:

"A Jardineira de Oxalá prepara produtos para cura e cuidados diários. Nossa proposta é de nos cuidarmos lentamente, "como antigamente", observando nosso corpo e nossas respostas, minimizando os impactos negativos a nossa saúde e ao meio ambiente. Artesanal e alquimicamente preparamos cosméticos naturais e pomadas medicinais, pois acreditamos que beleza, saúde e paz estão em simbiose. Utilizando ingredientes naturais e a sabedoria ancestral, produzimos artigos únicos e delicados. Nossa matéria prima é livre de corantes, derivados de petróleo, ingredientes sintéticos e de origem animal. Em nossas formulações entram óleos, manteigas e extratos vegetais, também muitos óleos essenciais puros, todos escolhidos cuidadosamente e que trazem benefícios palpáveis e duradouros para o corpo e para a alma.Nossa produção é sempre feita em pequenos lotes, priorizando oferecer produtos saudáveis, eficientes, socialmente justos e ecologicamente corretos."

"A Jardineira de Oxalá surgiu de um encontro muito harmônico, de uns anos pra cá eu venho me reconectando com as coisas mais simples da vida, e conheci a Gabriela (que participou da fundação e todo o engatinhar da marca) que já era ligada com a natureza, coisas naturais e do faça você mesmo, esta amizade despertou a minha vontade de utilizar coisas naturais. Percebi que se tivesse onde comprar este tipo de produto por um preço acessível seria com certeza uma consumidora e assim, em junho de 2015, nasceu a JOx.

Hoje somos uma empresa familiar composta por mãe e filha, uma troca de experiências que envolve não apenas as gerações, mas também a vivência do concreto (SP) com a natureza (MG).

O nome da marca é inspirado em uma história sobre Oxóssi,que é o orixá que atua para o bem estar físico e espiritual das pessoas, e seu encontro com Oxalá, tem um vídeo bem interessante contando a história."

Produtos: Desodorante (super bem recomendado pelo eficiência), manteiga para cabelo e corpo, bálsamo labial, óleo da lua (alívio da cólica menstrual), creme dental, máscara clareadora...

Contatos e redes sociais:

A marca não tem site, mas é só mandar inbox para fazer suas encomenda pelo no facebook ou instagram que elas informam preço, frete e mandam tudo bem lindo e cheio de cuidado pra você!

"Semeia Flor é uma marca de cosméticos naturais que promove um cuidado de si, a partir da reconexão com a força da natureza, manifesta nos elementos vegetais. Os produtos são desenvolvidos através do resgate da energia e dos saberes femininos que nos relembram a importância da manutenção da saúde, de bem estar e harmonia em corpo e alma. A produção dos cosméticos é feita com as mãos, com uso de composições naturais, saudáveis, aromaterapêuticas e biodegradáveis. Não utilizamos ingredientes de origem animal (nem testados em animais) e produtos sintéticos - como conservantes,

fragrâncias artificiais e parabenos."

(Natália Carneiro)

Onde: Rio de Janeiro

Idealizadora: Natália da Costa Carneiro

O início:

"Inicialmente me interessei por esse universo da cosmética natural ao começar a apresentar alergias na pele com o uso de produtos cosméticos e de limpeza que continham produtos químicos sintéticos em suas formulações. Comecei então a pesquisar sobre esses produtos e perceber os malefícios não somente para a saúde da nossa pele, mas também para o meio ambiente. A partir daí, comecei a fazer cursos de cosmética natural, aromaterapia, perfumaria, ervas medicinais. E com os conhecimentos adquiridos passei a desenvolver meus próprios produtos, chegando então o momento de criar minha linha de cosméticos e produtos naturais com o Semeia Flor."

Produtos:

óleos corporais, sabonetes (lindos e com combinações muito maravilhosas!), repelente natural, bálsamo corporal, sal de banho...

Contato e redes sociais:

A marca também não tem site, mas é só combinar direitinho por inbox pra comprar essas lindezas que melhoram a vida!

Bem, essas são minhas marcas queridinhas tanto pelos produtos quanto pela história de suas criadoras. Espero que tenham gostado, que conheçam mais, visitem seus sites, redes sociais e feiras.

Se souber de mais marcas, coloca aqui nos comentários!

Divulgar o trabalho das mulheres que produzem e fazem diferença no mundo, é importante pra sua autonomia, pra provocar pequenas mudanças no mundo, nas nossas atitudes, melhorar a nossa forma de conviver com outro e nos conhecer melhor.

Esse meu processo de transição e reencontro comigo, me deu a oportunidade de encontrar muita gente linda no caminho e outras possibilidades de viver!

 

vantagens de comprar cosméticos orgânicos e de pequenas produtoras:

*Os produtos não são testados em animais

* Menor risco de irritação e inflamação na pele por não conter componentes químicos

* Lançam menos resíduos na natureza

* Incentivo do comércio local

* Consumo consciente

* Ter mais proximidade com o produtor e saber mais da sua história, como os produtos são feitos. Receber dicas e dar sugestões.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page