top of page

Coisas que toda empreendedora deve saber


Gosto de acompanhar as publicações no LinkedIn, que não é a rede social mais divertida e viciante do mundo, mas é bem útil para empreendedoras e pra quem está procurando emprego. Ainda vejo muitos artigos com ‘tudo o que você precisa saber na hora de entrevista’; ‘como montar um currículo irresistível’ e ‘o que as grandes empresas procuram’, apesar do clichê estes títulos chamam bastante a atenção de quem acabou de entrar na dança do mercado.

E numa dessas pesquisas encontrei a lista definitiva das coisas que uma empreendedora deveria saber, me identifiquei como empreendedora e senti que deveria saber algo que alguém como eu deveria saber, eis a tragédia em que me encontrava:

  1. Saiba que você vai perder horas preciosas de sono;

  2. Saiba que você vai perder o convívio com os amigos e a família;

  3. Aprenda a pensar no trabalho o tempo todo;

  4. etc, etc, etc

Comecei a ler o artigo por acreditar que era empreendedora e quando terminei tinha certeza de que não queria mais brincar com isso, afinal quis abrir meu próprio negócio justamente para melhorar a qualidade de vida. Então, se seu trabalho tira suas horas de descanso, amor e criatividade quer dizer que algo vai mal. Por isso resolvi criar a lista de coisas que aprendi com a Oficina Põe no Papel:

1.Tenha paciência;

A ideia da Oficina foi um processo, mas quando o nome e o logo saíram todo o resto veio de uma vez só: a ideia do site, a ideia de gravar vídeos pro Youtube, o livro que sairia das minhas experiências e a turnê internacional de palestras. Mas preciso de muita paciência e constantes leituras de histórias bem sucedida pra continuar construindo com uma pedrinha de cada vez.

2. Só faça o que fizer sentido;

Os livros e artigos sobre empreendedorismo ajudam bastante, mas é preciso tomar cuidado pra não escrever pensando em CEO ou criar projetos só pra preencher espaço no plano de negócios. É preciso estar atento às tendências do mercado e fazer bem o seu trabalho, mas o diferencial sempre será sua personalidade

3. Cultive sua zona de conforto;

Trabalhar em casa é uma das primeiras vantagens do empreendedor, mas ter seu cantinho e trabalhar de pijamas pode deixar o trabalho viciado e a zona de conforto deixa de ser um lugar bom para trabalhar e passa a ser uma prisão. É por isso que eu sempre tenho um post-it por perto me dizendo pra trabalhar fora de casa de vez em quando.

Enfim, a Oficina Põe no Papel tem me ensinado muito. São coisas básicas que estão por todos os lugares, mas que só na prática a gente percebe de verdade. Então se você está começando esse caminho e se identificou com algumas coisas que eu compartilhei aqui saiba que não estamos sozinhas! Aproveite e compartilhe aqui nos comentários o que você tem aprendido com o seu projeto e vamos crescer juntas!

Leila Satin

Vim do interior para realizar o sonho de estudar em São Paulo e no final descobri que esse é só o começo da viagem. Criei o blog Oficina Põe no Papel, pois na palavra escrita me resolvo e me descubro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page