top of page

Ouvi um branco chamar outro branco de nego!


Vem cá meu nego, me dá um cafuné!

Tão carinhoso chamar de nego né? Pena que para muitos não é legal namorar um negro/

negra.

Eu só tenho algumas coisas a dizer!

Meus seios do fetiche do subconsciente de brancos casados com brancas saiu um objeto, o

doce teta de nega.

Meu cabelo virou rima de música, nega do cabelo duro, que não gosta de pentear...

Minha cor virou fantasia e criou-se a caricatura ridícula de todas as minhas características na

nega maluca

Meu nariz foi comparado a bichos e me encontraram no macaco, que neguinha feia que

parece um macaco né

Com tudo isso e mais um pouco negaram a minha negritude por eu ser miscigenada e ao invés

de se referirem a mim como negra, inventaram a moreninha seguido de linda

A sinhá quando brigava com o marido que dormia com as escravas dizia para ele, não fale

assim comigo que eu não sou tuas negas

Quando vão falar algo negativo sobre um assunto é comum trocar palavras como povo, gente,

pessoas por nego e fica assim, nego ta pensando que é o que? Nego só faz merda, nego

confunde....

Depois de tudo isso cresci com vergonha de mim, me achando estranha e diferente, negando a

minha negritude, quis me adequar mudando meu cabelo, desejando operar meu nariz,

rejeitando roupas e adereços de minha cultura, usando o protetor solar mais forte e ficando na

sombra para não escurecer muito, incomodada demais com meu corpo que não sai dos olhares

cobiçosos de homens que tem fetiche de passar uma noite comigo e que JAMAIS me

namorariam, eu quis ser como branca, as pessoas me viam como branca, eu não me reconheci

mais no espelho

Não bastasse toda essa tiração de sarro, objetificação, fetichização, diminuição, ridicularização,

invisibilização, negação de minha cor, branco começou a chamar “carinhosamente” seus

parceiros BRANCOS de nego e nega...

Branco eu não me ofendo mais com a fala de vocês, mas acho que vocês são bizarros!

Raquel Sant'ana

Tenho a missão de ajudar mulheres a descobrirem suas capacidades em gestão, de serem felizes sem depender de reconhecimento, de se amarem, de encontrarem motivação interna e forças para viver em harmonia com as pessoas a sua volta com respeito, amor próprio e autoestima. Coach pessoal e profissional, consultora de pequenos negócios, palestrante de gestão do tempo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page