top of page

O que a sororidade me ensinou sobre empreendedorismo

Sororidade e Empreendedorismo, além de trava-línguas, são dois conceitos que têm aparecido muito na minha ‘bolha social’ do facebook porque sou feminista e estou começando meu próprio negócio, a Oficina Põe no Papel, estas duas áreas da minha vida eram mundos diferentes que foram se aproximando aos poucos, graças aos grupos de networking, economia, empreendedorismo... ‘das mina’.

Como toda iniciante, eu me sentia insegura e intimidada sempre que via alguém que já fazia parecido com o meu projeto, independentemente se ser algo mais antigo ou mais recente; da experiência anterior da pessoa, do investimento financeiro que ela tinha disponível, enfim, qualquer concorrência era temida e deveria ser tratada como um problema. Pensar assim poderia fazer com que eu desistisse do projeto em poucas semanas ou na primeira tentativa falha.

Mas nesses grupos me mostraram que business é lugar pra mulher e feminista sim! Ali entre outras mulheres, eu me sentia mais segura e confortável para tirar dúvidas e compartilhar experiências com outras mulheres.

E foi assim que a sororidade salvou a Oficina Põe no Papel. Essa palavra tão discutida no feminismo significa o sentimento de irmandade entre mulheres (esse assunto mesmo já foi discutido aqui no blog do Fala Dela pela colega Josie Rodrigues). Nestes grupos ‘das mina’ eu não via as outras mulheres como concorrência, mas como irmãs.

Então ao invés de seguir algumas cartilhas para empreendedores e tentar descobrir seus pontos fracos para sair em vantagem, eu procurava como poderia ajudá-las, ao invés de me sentir insegura por negócios parecidos com o meu, eu me sentia estimulada a buscar parcerias, fazer amizades e tornar nossos empreendimentos cada vez mais fortes e mais interessantes.

Então, entre tantas coisas que o feminismo tem para contribuir para a sociedade, a sororidade é uma delas. Vamos juntas desconstruir esse modelo de concorrência onde o outro é inimigo e deve ser derrotado, porque a gente só tem a ganhar com uma sociedade mais colaborativa e menos competitiva.

Leila Satin

Vim do interior para realizar o sonho de estudar em São Paulo e no final descobri que esse é só o começo da viagem. Criei o blog Oficina Põe no Papel, pois na palavra escrita me resolvo e me descubro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page