top of page

O amigo secreto e o incômodo

Nessa semana, as timeline das redes sociais foram tomadas pela hashtag #meuamigosecreto.

No começo, algumas mulheres usaram a hashtag para denunciar e desabafar comportamentos machistas que sofrem e a coisa foi crescendo a até tomar a proporção que chegou e ainda vai crescer muito mais.

E é aí, quando cresce, quando mulheres se juntam, quando apontam comportamentos de homens próximos ao seu convívio (parentes, amigos, chefes, companheiros...), que começa uma espécie de fiscalização da dor e luta alheia.

Ontem, depois de saber e ler algumas reclamações de homens sobre a hashtag, fiquei pensando como alguém se incomoda tanto com a fala do outro, com o jeito que se expressa dor, que se denuncia, que se desabafa.

A dor de cada um é a dor de cada um.

E cada um expõe, chora, derrama a dor do jeito que quer, que pode, que consegue. Porque, muitas vezes, é o único jeito. Dizer como o outro faz isso, como deveria fazer, colocar regras na fala e ações de quem sofre: apenas não!

Li de alguns homens:

"Mas eu não faço isso", "isso virou festival infantil de indireta", "não é assim que se luta, tem outros meios", "quer denunciar, vá à delegacia", "Isso já está ficando chato, vocês querem aparecer"... entre outras pérolas que nem valem ser citada.

Eu poderia dar mil justificativas, explicar porque não se trata de indiretas infantis, que apontar comportamentos abusivos e que, muitas vezes, são praticados por pessoas que estão bem ao nosso lado, é importante e coisa e tal, mas não vou. Não vou porque não precisa.

Não vou porque, como eu ja disse antes e repito aqui: A dor de cada um é a dor de cada um. E cada um expõe, chora, derrama a dor do jeito que quer, que pode, que consegue. Não é preciso licença, permissão, benção.

Se você se doeu, se sentiu cutucado, se machucou seu ego, ler os casos relatados, que tal parar um pouquinho e pensar porque isso te incomodou tanto.

Antes de tentar ensinar a maneira adequada do outro expressar sua dor, de desabafar, que tal pensar que nem tudo é sobre você. Que talvez seja um bom momento de sentar e repensar. Desconstruir é duro, é difícil, machuca o ego e dá um trabalhão, mas, olha, tenho certeza que vale a pena e você pode até parar de ser o amigo secreto incômodo de alguém no ano que vem, olha que beleza!!

*Eu disse que não ia explicar, mas vou ser boazinha. Não se trata "apenas" de apontar comportamento dos homens, isso é muito mais sobre mulheres se apoiando, mostrando que acontece comigo, acontece com minha amiga, acontece com muitas mais e que estamos juntas nessa. Porque sim, é assim que se luta!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page