top of page

Las Abuelitas

O Las Abuelitas é um projeto que cria um espaço para informar, reunir e divulgar o trabalho de mulheres artistas.

É um trabalho feito com muito carinho pela Priscilla Leal, idealizadora do projeto, e várias colaboradoras.

A Priscilla dividiu um pouco da história tão bonita e cheia de questionamentos e significados do Abuelitas com a gente.

"Porque um blog para mulheres artistas?

Desde que comecei a pensar nos meus projetos culturais, a pergunta “Cadê as mulheres?” está na minha cabeça. Isso porque, apesar de muitas amigas atrizes, eu não as via nos lugares de decisão. Não as via dirigindo um espetáculo ou produzindo. Além do mais, ouvi muitas reclamando de assédios ou de dificuldades no mercado publicitário por estarem fora de um certo padrão: ou não eram tão magras ou tão “gostosas” como deveriam.

Depois, quando comecei a produzir, a pergunta era: “Cadê as mulheres nas comissões dos editais?” Como vou apresentar meu projeto, que trata de questões femininas para uma comissão de homens? Eles vão entender o que coloco ali? Vão se identificar? Quem vai fazer o contraponto?

Ao mesmo tempo em que tinha todas essas perguntas comecei a observar os grupos femininos que se formavam nas redes sociais. Por que temos essa necessidade de criarmos um espaço próprio?

Para mim é isso mesmo: uma necessidade.

Falta representatividade, identificação.

E isso, infelizmente, em todas as áreas, até na cultura.

Quando olhamos para as escolas de arte, por exemplo, o número de mulheres estudantes tende a ser maior que o de homens. Na minha turma da escola de teatro eramos 12 meninas para 2 homens.

Então aonde estão essas mulheres?

Para mim todas essas perguntas justificaram o Las Abuelitas, o blog que idealizei e para o qual produzo conteúdo, junto com um time de colaboradoras.

Nos acostumamos a não ver mulheres diretoras de cinema, produzindo eventos culturais de grande porte, se destacando na música clássica. Tanto que a pergunta “Cadê as mulheres?” na música, no cinema, no teatro, nas artes plásticas, etc., é raramente feita.

Algumas exceções se destacam, mas a barreira que nós mulheres precisamos ultrapassar para nos firmarmos como artistas é muito grande.

Primeiro: temos que tomar consciência que existimos. Podemos não estar visíveis, termos nosso trabalho reconhecido, mas existimos. E para isso é necessário resgatarmos nossas mulheres artistas, aquelas que abriram caminhos para a gente.

Segundo: autoestima. Pois é, temos que acreditar no nosso trabalho e se conseguirmos nos unir com outras mulheres e criarmos uma rede de solidariedade e networking, melhor ainda! Eu mulher artista que entendo a sua dificuldade compartilho meu trabalho com você, formo parcerias, e quebro de vez esta história de que mulheres são competitivas.

Terceiro - e que para mim engloba tudo isso: informação. Temos que buscar informações, ler, ir atrás das mulheres que escreveram, pensaram, argumentaram. Não acho que o caminho seja segregar e "agora se tem nome de homem não leio". Não é isso! É acumular. Trazer para o repertório que já temos, que aprendemos, essas mulheres.

Estou vivenciando um exemplo disso com o projeto “Mulheres Artistas na Ditadura”. Nesse momento eu e uma colega cineasta estamos atrás de filmes dirigidos por mulheres na época da ditadura. E estamos indo atrás mesmo! Esses filmes não estão na cinemateca e quase 100% dos títulos que levantamos estão em poder das próprias artistas. Por que não disponíveis para o público? Por que não conhecidos?

Não vou entrar no mérito da qualidade artística. Antes de fazermos uma curadoria, é necessário ter acesso a todo esse material. Nos falta o início de tudo: o acesso.

Para mim todas essas questões justificaram o blog Las Abuelitas. Um lugar no qual eu pudesse compartilhar minhas informações com outras mulheres que, como eu, são artistas e se sentem perdidas ou sem fôlego para continuar; trazer outras mulheres, com outras histórias de vida para compartilhar informações comigo e com as outras; resgatar as artistas que abriram as portas para que eu pudesse discutir tudo isso; fomentar a produção artística das mulheres por meio de parcerias, referências; produzir projetos culturais para difundir o trabalho de artistas mulheres do passado e incentivar as artistas de hoje; para me expressar enquanto artista, e ter a possibilidade de conhecer outras histórias e outras artistas.

Esse é o meu desejo com o blog. Um espaço de diversidade dentro do grupo MULHERES ARTISTAS."

Priscilla Leal

Atriz, Advogada e Gestora Cultural

Idealizadora do blog Las Abuelitas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page